DOI: 10.5281/zenodo.13154135

 

Josicléa Pereira Da Silva

Mestra em Ciências da Educação.

 

RESUMO

O estudo do presente artigo teve por objetivo refletir sobre a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno dentro da Instituição de Ensino, buscando fundamentação teórica que possibilite ao professor uma melhor compreensão dessa relação, assim como de suas próprias relações interpessoais que envolvem a escola e suas diretrizes e estudar as conexões entre o crescimento da afetividade do aluno e o sentimento de responsabilidade social do sujeito, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para o sucesso fundamental dessa relação se faz necessário o afeto entre professor e aluno. Ressalta também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador nos dias de hoje, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pelo crescimento dos alunos, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. O bom relacionamento do professor com o aluno se desenvolve na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si próprio, de encontrar uma definição para sua vida. Querer saber, ter desejo de aprender, são condições primeiras para que o discente possa de fato adquirir conhecimentos. Portanto fica evidente a importância que tem para nós, educadores, o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções, da força motora das ações ou do desejo e da transferência, para o melhor desenvolvimento da aprendizagem do discente e, consequentemente, para uma melhor relação entre este e o professor. A escola, portanto, deve voltar-se para a qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivos como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.

Palavras-chave: Afetividade. Aluno. Professor. Ensino Fundamental.