DOI: 10.5281/zenodo.13825563

 

Maria Aparecida Pereira dos Santos

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestre em Educação – UFGD, Especialista em Educação em tecnologia, graduação em matemática- atua como professora no ensino fundamental 1 e 11- email: mpr.tutora@gmail.com

 

Angela Maria Passos Silva

Universidade Cruzeiro do Sul.

Pedagoga – atua na Educação Infantil  email: angela_silva_passos@hotmail.com

 

Pamela de Souza dos Reis

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

Pedagogia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Letras Hab. Espanhol Pelo Centro Universitário- Cidade Verde - Atua como professora de apoio Educação Especial- email:pameladd0 @gmail.com

 

Joana Valdirene Castello Galvão

Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV.

Graduação em Letras hab. Inglês – FINAV- Graduação Letras hab, Espanhol – FAP-Atua como coordenadora da área de linguagem – Email: joana_vcg@hotmail.com.

 

Luzia Ferreira Lima

Centro Universidade da Grande Dourados – UNIGRAN.

Graduação em pedagogia – Centro Universitário da Grande Dourados- atua como professora séries iniciais- email: luziaferreira2010@gmail.com

 

Ana Maria Santana Jesus

Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV

Graduação Letras hab. Língua inglesa e literatura – FINAVI – Atua como professora de língua portuguesa séries ensino médio - email: anninhasantanajesus@gmail.com

 

Eliane Gonçale da Silva Martins

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS.

Graduação em Ciências Biológicas e matemática – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul– atua como professora de ciências anos finais do ensino fundamental - email: elianegoncale@gmail.com

 

Kamila Thais Carvalho

Faculdades Anhanguera.

Graduação em pedagogia – Faculdades Anhanguera – Atua como professora de Educação Infantil – email: kamilathais-15@hotmail.com

 

Mirian Bonfim Bilk

Centro Universidade da Grande Dourados – UNIGRAN.

Graduação em pedagogia - Centro Universidade da Grande Dourados – Atua como professora da educação infantil – Email: mirianbonfimbilk@gmail.com

 

Luana Flávia Souza Ferreira

Faculdades Anhanguera.

Graduação em pedagogia – Faculdades Anhanguera – Atua como professora da educação infantil – email: luanaflaviaferreira13@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade discutir como as tecnologias digitais têm mudado o cenário da educação. As transformações acarretam mudanças de comportamentos e produzem novos valores e costumes que refletem na educação. Aqui ressaltamos que com a utilização dos recursos digitais o aluno tem a chance ser protagonista da sua aprendizagem. Aprendendo com situações que vão além do caderno, utilizando recursos digitais que pode deixar os estudos mais interessantes. Assim concluímos que as tecnologias digitais têm oportunizado a educação mudar sua prática, deixando a mais atrativa e interessante, reconhecendo que a utilização das mesmas como ferramenta de aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador favorece seu aluno a ser protagonista da construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Recursos digitais. Tecnologia na educação. Papel do professor.