DOI: 10.5281/zenodo.13825560

 

Marcelo Leão Ferreira

Mestre em Ciências da Educação.

 

RESUMO

A presente pesquisa visa identificar os desafios e as possibilidades de atuação dos professores da disciplina de Ciências da Natureza e Poluição dos Rios em um município do Amazonas, investigando as complexidades e caminhos que perpassam a prática docente desses profissionais. O estudo reconhece que o ensino de ciências deve adotar abordagens práticas, metodológicas e científicas, pois a experiência empírica contribui para uma aprendizagem concreta dos alunos, especialmente quando os professores compreendem o papel da alfabetização científica. Assim, este artigo é um estudo de caráter quantitativo e qualitativo, baseado na revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários. A análise documental incluiu um estudo aprofundado da Base Nacional Comum Curricular, visando entender sua estrutura e o componente curricular das Ciências da Natureza. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de 28 questionários a professores da região rural do município.O objetivo geral do estudo é compreender os desafios e as possibilidades de atuação dos professores de Ciências da Natureza e Poluição dos Rios que lecionam para uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Entre os objetivos específicos estão: analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, o papel das famílias na aprendizagem e a contribuição das Ciências e da escola nesse contexto.Os resultados mostram que os professores são bem avaliados pelos alunos e utilizam diversas metodologias, projetos e materiais didáticos, tornando as aulas atraentes e dinâmicas. Contudo, as dificuldades de aprendizagem dos alunos estão associadas à falta de apoio das famílias, ao desinteresse e às condições socioculturais dos alunos.

Palavras-chave: Ciências da Natureza. Dificuldades de Aprendizagem. Atuação  Docente.