DOI: 10.5281/zenodo.13825534

 

Alexandre de Araújo Lamattina

Professor do Centro Paula Souza

 

Rubia Carla Ramires Morais

Professora do Centro Paula Souza

 

Marcelo Galo Jorge Esteves

Professor do Centro Paula Souza

 

Vanessa Aparecida Sanches Campassi de Oliveira

Professora do Centro Paula Souza

 

Denise Cristina Fumis

Professora do Centro Paula Souza

 

Durval dos Santos de Oliveira

Professor do Centro Paula Souza

 

RESUMO

A gamificação, ao integrar elementos de jogos ao contexto educacional, tem se destacado como uma abordagem inovadora para promover maior engajamento e motivação dos estudantes. Este estudo analisa os fundamentos teóricos da gamificação, discutindo suas vantagens, desafios e melhores práticas para implementação. Baseado em teorias contemporâneas da educação e exemplos práticos, o estudo explora como a gamificação pode transformar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, em alinhamento com as demandas do século XXI.

Palavras-chave: gamificação, educação, motivação, aprendizado ativo, competências socioemocionais, tecnologia educacional.