DOI: 10.5281/zenodo.13825580

 

Kalleu de Alencar

Mestrando em Farmacologia, Faculdade de Medicina (UFC)

E-mail: dealencar.kalleu@gmail.com

 

Júlio Cesar Rabelo de Mesquita Filho

Graduado em Licenciatura em Química, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

E-mail: jcesarbmx8@gmail.com

 

Francisco de Assis Francelino Alves

Doutor em Educação (UFC), Docente Adjunto (IFCE)

E-mail: francisco.francelino@ifce.edu.br

 

RESUMO

O Refletir sobre a formação pedagógica associada à evasão escolar é algo bastante urgente e atual, é um fenômeno preocupante que ocorre em todos os níveis de educação e, neste trabalho de pesquisa, faz-se referência à evasão ocorrida no ensino superior. Aqui, está realizada uma breve incursão pelo ensino superior no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Ceará, Campus Maracanaú, não se fixando especificamente nos dados estatísticos da evasão e de suas motivações nesta instituição, mas enfatizando as possibilidades de reversão desse quadro através de ações de ensino, que se configuraram como práticas pedagógicas pontuais. Tais práticas se constituíram em uma vivência exitosa no formato de projeto de extensão. Assim, este trabalho expõe o relato de experiência, tendo por objetivo apresentar e discutir os resultados alcançados nesses projetos, mostrando-os como meios eficazes de minimizar e futuramente reduzir os índices de evasão do curso. O projeto “IFVEST” (2018-2019) apresentou um impacto em cerca de 100 alunos envolvidos, obtendo bons resultados quanto à aceitação dos licenciandos e comunidade participante do município de Maracanaú, bem como quanto à visibilidade de que novas propostas pedagógicas de execução da prática de sala de aula são fundamentais para trabalhar efetivamente os conteúdos estudados na graduação. Além disso, as experiências vivenciadas mostram que ser professor é ter a convicção de que paixão e entusiasmo pelo ensino, bem como saberes compartilhados, podem tornar o mundo melhor, mais justo, mais solidário e mais humano; possibilitando, assim, realizar transformações na comunidade através da Educação.

Palavras-chave: Formação de professores. Evasão escolar. Projeto de extensão. Licenciatura.