Amanda de Jesus Cruz
Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/ Uniderp;
Licenciada em Artes visuais - FAVENI;
Pós-graduada em Educação infantil e Anos
Iniciais- FAVENI;
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva
e neuropsicopedagogia -FAVENI;
Pós-graduada
em Alfabetização e Letramentro - FAVENI;
espergomes49@gmail.com
Fabrícia Melo de Souza
Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/ Uniderp;
Licenciada em História- Faculdade Campos Elíseos;
Pós-graduada em Educação
infantil e Anos Iniciais- ANAEC;
Pós-graduada em Educação
Especial e Inclusão - ANAEC;
Pós-graduada em Autismo - Faculdade Campos Elíseos;
Joyce Karoline Da Silva
Licenciada em educação física - Anhanguera/Uniderp;
Pós-graduada em educação
física escolar e atividade de recreação- Educavales;
Pós-graduada em educação
física escolar e educação especial - Educavales;
Pós-graduada em educação física escolar e
educação infantil - Educavales;
Lucinéia da Mota Leite
Licenciada em pedagogia - UFMS;
Licenciada em artes visuais - FAVENI;
pós-graduada em práticas pedagógicas na
educação infantil - UNINA;
pós-graduada atendimento especializado - UNINA;
pós-graduada alfabetização e letramento - FAVENI;
Rosimeire Davila da Cruz
Licenciada em Ciências sociais - UFMS;
Licenciada em Pedagogia- Unigran EAD;
Pós-graduada em
Educação Especial e Inclusiva - UniVitória;
Pós-graduada em Educação infantil: Corpo e
Arte - UniVitória;
Pós-graduada em Antropologia - UniVitória;
rosimeiredaviladacruz@gmail.com
Taynara Souza Martins
Licenciada em pedagogia - Anhanguera/Uniderp;
Licenciada em artes visuais - UniCV;
Pós-graduada em educação infantil e séries
iniciais - UNINA;
Pós-graduada em educação especial:
atendimento às necessidades especiais - ESAP;
Pós-graduada em autismo - FCE;
taynara-souzamartins@hotmail.com
Introdução: O desenvolvimento de competências socioemocionais na educação básica tem ganhado destaque nas discussões sobre ensino e aprendizagem, especialmente após a inclusão dessas competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC estabelece que a educação básica deve promover não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também preparar os alunos para lidar com desafios emocionais e sociais. Essas habilidades são essenciais para que os estudantes possam se comunicar de maneira eficaz, trabalhar em equipe, gerir suas emoções e resolver conflitos de forma construtiva. Com o crescente reconhecimento da importância das competências socioemocionais, as escolas têm buscado integrar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.