DOI: 10.5281/zenodo.13958786

 

Francielle da Silva Antunes

Licenciada em Normal Superior - UEMS

Licenciada em História - UNIBF

Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Psicomotricidade - FAES

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica - ESAP

Pós-graduada em Educação Especial/ Educação Inclusiva/ Multiplas deficiências -

Faculdade Iguaçu

antunesfrancielle600@gmail.com

 

Joyce Karoline Da Silva

Licenciada em Educação Física - Anhanguera/Uniderp

Pós-graduada em Educação Física Escolar e Atividade de Recreação - Educavales

Pós-graduada em Educação física escolar e Educação Especial - Educavales

Pós-graduada em Educação Física Escolar e Educação Infantil - Educavales

joice.k361@hotmail.com

 

Juliana Maldonado Cabral

Licenciada em Normal Superior- VIZIVALI

Licenciada em Pedagogia - ULBRA

Pós-graduada em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais - UNIVALE

Pós-graduada em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação -

LUTERANA DO BRASIL

julianacabral259@gmail.com

 

Lilian Demetria Carvalho

Licenciada em Educação Física - Anhanghera/UNIDERP;

Licenciatura em Pedagogia - FAVENI

Pós-graduada em Educação Especial - FOCUS

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Educação Física Escolar - IGUAÇU

Pós-graduada em Alfabetização e Letramento - FOCUS

lilian1987demetria@gmail.com

 

Lucinéia da Mota Leite

Licenciada em Pedagogia - UFMS

Licenciada em Artes Visuais - FAVENI

Pós-graduada em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil - UNINA

Pós-graduada Atendimento Especializado - UNINA

Pós-graduada Alfabetização e Letramento - FAVENI

lucineia_damota@hotmail.com

 

Márcia Veloso de Souza

Licenciada em Pedagogia - UNINOVE;

Licenciatura em Normal Superior - FINAV;

Pós-graduada em Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino

Fundamental - FINAV;

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva- UNINA;

marciavelosososouza@gmail.com

 

Maria Raquel Neri Rodrigues

Licenciada em Pedagogia - FINAV

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa - IBRA

Pós-graduada em Alfabetização e Letramento-FAVENI

Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais- FUTURA

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva-FUTURA

raquelnr14@gmail.com

 

Raquel Maria Richetti Teixeira

Licenciada em Letras -Finav

Licenciada em Pedagogia - Uninove

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia - Faculdade Única de Ipatinga

Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa - Universidade Candido Mendes

Pós-graduada em Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem - FAESI rakelmariateixeira@hotmail.com

 

Rosimeire Davila da Cruz

Licenciada em Ciências Sociais - UFMS

Licenciada em Pedagogia- Unigran EAD

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - UniVitória

Pós-graduada em Educação infantil: Corpo e Arte - UniVitória

Pós-graduada em Antropologia - UniVitória

rosimeiredaviladacruz@gmail.com

 

Taiane Nunes Canavezi

Licenciado em Pedagogia - UNIDERP

Pós-graduada em Educação Especial - CAMPOS ELISEOS

Pós-graduada em Pedagogia Digital e Letramento - PROMINAS

thayanne-nunes@hotmail.com

 

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo compreender a importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Percebe-se que o texto passa por muitas mãos antes de chegar ao leitor, de modo que, toda pessoa ou instituição que se interpõe entre leitor e o texto efetua uma ação de mediação, isto é tanto pode promover como dificultar o contato entre eles. Com base nisso, esta pesquisa propôs estudar, a luz da sociologia da leitura, como tem atuado as instâncias mediadoras de leitura, as quais se incluem a escola, na formação de leitores. Assim para que seja possível iniciar uma reflexão sobre a formação do leitor e necessário, primeiramente conceber o que é leitura. E tendo em vista que nosso trabalho levara em consideração tanto a existência de textos artisticamente elaborados como a de textos que utilizam uma linguagem cotidiana. Isso implica uma serie de competências. Na hora da leitura, os alunos precisam ser capazes de tomar uma posição frente ao que leem perceber não só o que está explicita, mas o que está subentendida, e compreender as intenções do autor e suas motivações para apresentar a informação de determinado modo. Sendo assim para formar bons leitores, o incentivo da leitura deve começar desde a educação infantil, onde os mesmos estão se descobrindo.

Palavras chave: Aprendizado do aluno. Formação do leitor.  Leitura deleite.