Francielle
da Silva Antunes
Licenciada
em Normal Superior - UEMS
Licenciada
em História - UNIBF
Pós-graduada
em Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase
em Psicomotricidade - FAES
Pós-graduada
em Psicopedagogia Institucional e Clínica - ESAP
Pós-graduada
em Educação Especial/ Educação Inclusiva/
Multiplas deficiências -
Faculdade
Iguaçu
antunesfrancielle600@gmail.com
Joyce
Karoline Da Silva
Licenciada
em Educação Física - Anhanguera/Uniderp
Pós-graduada
em Educação Física Escolar e Atividade de Recreação - Educavales
Pós-graduada
em Educação física escolar e Educação Especial - Educavales
Pós-graduada
em Educação Física Escolar e Educação Infantil - Educavales
Juliana
Maldonado Cabral
Licenciada
em Normal Superior- VIZIVALI
Licenciada
em Pedagogia - ULBRA
Pós-graduada
em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais - UNIVALE
Pós-graduada
em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação -
LUTERANA
DO BRASIL
Lilian
Demetria Carvalho
Licenciada
em Educação Física - Anhanghera/UNIDERP;
Licenciatura
em Pedagogia - FAVENI
Pós-graduada
em Educação Especial - FOCUS
Pós-graduada
em Psicopedagogia Institucional e Educação Física Escolar - IGUAÇU
Pós-graduada
em Alfabetização e Letramento - FOCUS
Lucinéia
da Mota Leite
Licenciada
em Pedagogia - UFMS
Licenciada
em Artes Visuais - FAVENI
Pós-graduada
em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil - UNINA
Pós-graduada
Atendimento Especializado - UNINA
Pós-graduada
Alfabetização e Letramento - FAVENI
Márcia
Veloso de Souza
Licenciada
em Pedagogia - UNINOVE;
Licenciatura
em Normal Superior - FINAV;
Pós-graduada
em Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino
Fundamental
- FINAV;
Pós-graduada
em Educação Especial e Inclusiva- UNINA;
Maria
Raquel Neri Rodrigues
Licenciada
em Pedagogia - FINAV
Licenciada
em Letras - Língua Portuguesa - IBRA
Pós-graduada
em Alfabetização e Letramento-FAVENI
Pós-graduada
em Educação Infantil e Anos Iniciais- FUTURA
Pós-graduada
em Educação Especial e Inclusiva-FUTURA
Raquel
Maria Richetti Teixeira
Licenciada
em Letras -Finav
Licenciada
em Pedagogia - Uninove
Pós-graduada
em Neuropsicopedagogia - Faculdade Única de Ipatinga
Pós-graduada
em Ensino de Língua Portuguesa - Universidade Candido Mendes
Pós-graduada
em Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem - FAESI rakelmariateixeira@hotmail.com
Rosimeire
Davila da Cruz
Licenciada
em Ciências Sociais - UFMS
Licenciada
em Pedagogia- Unigran EAD
Pós-graduada
em Educação Especial e Inclusiva - UniVitória
Pós-graduada
em Educação infantil: Corpo e Arte - UniVitória
Pós-graduada
em Antropologia - UniVitória
rosimeiredaviladacruz@gmail.com
Taiane
Nunes Canavezi
Licenciado
em Pedagogia - UNIDERP
Pós-graduada
em Educação Especial - CAMPOS ELISEOS
Pós-graduada
em Pedagogia Digital e Letramento - PROMINAS
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo compreender a importância do incentivo à leitura
para o processo de formação
do aluno. Percebe-se que o texto passa por muitas
mãos antes de chegar ao leitor, de modo que, toda pessoa ou
instituição que se interpõe entre leitor e o texto efetua uma ação de mediação,
isto é tanto pode promover como dificultar o contato entre eles. Com base nisso, esta pesquisa propôs estudar, a luz da
sociologia da leitura, como tem atuado
as instâncias mediadoras de leitura, as quais se incluem a escola, na formação de leitores. Assim
para que seja possível iniciar uma reflexão sobre a formação do leitor e necessário, primeiramente conceber o que é leitura. E tendo em vista que nosso trabalho levara em consideração tanto a existência
de textos artisticamente elaborados como a de textos que
utilizam uma linguagem
cotidiana. Isso implica uma serie de competências. Na hora da leitura, os alunos precisam ser capazes de tomar uma posição frente ao que leem perceber não só o que
está explicita, mas o que está subentendida,
e compreender as intenções do autor e suas motivações para apresentar a informação de determinado modo. Sendo
assim para formar bons leitores, o incentivo da leitura deve começar desde a educação infantil, onde os mesmos estão se descobrindo.
Palavras chave: Aprendizado do aluno. Formação do leitor. Leitura deleite.