DOI: 10.5281/zenodo.13958784

 

Alexandre de Araújo Lamattina

 

Denise Cristina Fumis

 

Durval dos Santos de Oliveira

 

Marcelo Galo Jorge Esteves

 

Rubia Carla Ramires Morais

 

Vanessa Aparecida Sanches Campassi de Oliveira

 

RESUMO

A educação híbrida, que combina ensino presencial e remoto, ganhou destaque no cenário educacional devido às transformações provocadas pela pandemia de COVID-19. Este artigo analisa a eficácia da educação híbrida, suas características, desafios e os principais modelos, como o rotacional, o flexível, o enriquecimento virtual e a sala de aula invertida. A pesquisa, baseada em revisão de literatura, destaca a importância da formação docente, do uso de tecnologias educacionais e da aprendizagem ativa, onde o aluno se torna protagonista do seu aprendizado. A educação híbrida é apresentada como uma solução promissora para enfrentar as novas demandas do ensino contemporâneo.

Palavras-chave: Educação híbrida, aprendizagem ativa, ensino remoto, formação docente, tecnologia educacional.