Maurício
Carlos Rodrigues De Lima
Mestre em Educação, com ênfase em Gestão e Liderança
Educacional, pela Universidad de Santiago de Chile (USACH), é licenciado em
Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em
Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE), e bacharel em
Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Na UFPE,
foi pesquisador de iniciação científica, em linha voltada para política
educacional, planejamento e gestão da educação. Tem experiências no campo
educacional, tendo desenvolvido atividades como docente e gestor em
instituições brasileiras de Ensino Básico, e atua em projetos pedagógicos,
sociais e pastorais na Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (ISNEB). É
atualmente diretor do Colégio Dom Bosco, instituição sediada em Camaçari (BA) e
vinculada à Rede Salesiana Brasil (RSB). Presbítero católico, é membro da
Sociedade Salesiana, instituto, com sede principal na Itália, dedicado, em
especial, às juventudes e à educação. Em pesquisa, tem por principais
interesses as áreas de sociedade contemporânea e família, práticas pedagógicas,
gestão escolar, espiritualidade, sistema preventivo salesiano e salesianidade.
Oscar Pacheco Freire
Neto
Mestre em Ciências da Educação pela FICS, licenciado em Geografia pela
Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.
Patrícia Tavares
Marinho Saraó
Mestra em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.
Lucicleide
Maria Da Silva
Mestra em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.
RESUMO
Este
trabalho aborda a importância da gestão democrática escolar como um caminho
para a transformação das instituições de ensino. Através da promoção da
participação ativa de alunos, pais, professores e gestores, busca-se criar um
ambiente educacional mais inclusivo, colaborativo e responsável. O estudo
apresenta a relação entre gestão democrática e a melhoria da qualidade do
ensino, destacando a necessidade de adaptação das práticas educacionais ao
contexto social das comunidades. A pesquisa revela que, embora existam desafios
significativos, como a resistência à mudança e a falta de formação, a
implementação de práticas democráticas pode fortalecer a relação entre escola e
comunidade, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos,
como liderança e autonomia. Conclui-se que a gestão democrática é uma
ferramenta poderosa para a formação de cidadãos críticos e engajados,
contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
Palavras-chave: Gestão democrática. Participação ativa. Transformação educacional. Inclusão.