DOI: 10.5281/zenodo.14193803

 

Maurício Carlos Rodrigues De Lima

Mestre em Educação, com ênfase em Gestão e Liderança Educacional, pela Universidad de Santiago de Chile (USACH), é licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE), e bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Na UFPE, foi pesquisador de iniciação científica, em linha voltada para política educacional, planejamento e gestão da educação. Tem experiências no campo educacional, tendo desenvolvido atividades como docente e gestor em instituições brasileiras de Ensino Básico, e atua em projetos pedagógicos, sociais e pastorais na Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (ISNEB). É atualmente diretor do Colégio Dom Bosco, instituição sediada em Camaçari (BA) e vinculada à Rede Salesiana Brasil (RSB). Presbítero católico, é membro da Sociedade Salesiana, instituto, com sede principal na Itália, dedicado, em especial, às juventudes e à educação. Em pesquisa, tem por principais interesses as áreas de sociedade contemporânea e família, práticas pedagógicas, gestão escolar, espiritualidade, sistema preventivo salesiano e salesianidade.

 

Oscar Pacheco Freire Neto

Mestre em Ciências da Educação pela FICS, licenciado em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.

 

Patrícia Tavares Marinho Saraó

Mestra em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

 

Lucicleide Maria Da Silva

Mestra em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

 


RESUMO

Este trabalho aborda a importância da gestão democrática escolar como um caminho para a transformação das instituições de ensino. Através da promoção da participação ativa de alunos, pais, professores e gestores, busca-se criar um ambiente educacional mais inclusivo, colaborativo e responsável. O estudo apresenta a relação entre gestão democrática e a melhoria da qualidade do ensino, destacando a necessidade de adaptação das práticas educacionais ao contexto social das comunidades. A pesquisa revela que, embora existam desafios significativos, como a resistência à mudança e a falta de formação, a implementação de práticas democráticas pode fortalecer a relação entre escola e comunidade, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos, como liderança e autonomia. Conclui-se que a gestão democrática é uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos críticos e engajados, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

Palavras-chave: Gestão democrática. Participação ativa. Transformação educacional. Inclusão.