Avaetê de
Lunetta e Rodrigues Guerra
Doutor em Ciencias de la Educación pela Universidad
del Sol, UNADES (2024); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da
Paraíba, UFPB, (2021)
Marcelo
Máximo Purificação
Doutor em Educação (2023) pela Universidade Luterana
do Brasil ULBRA. Também é Doutor em Ensino (Educação Matemática e Tecnologia)
(2022) pela Universidade do Vale do Taquari UNIVATES.
Orivaldo
da Silva Lacerda Júnior
Doutor em Química, UFAM (2013); Mestre em Química,
UFAM (2008).
Nedilson
José Gomes de Melo
Mestre em Ciencias de la Educación pela Universidad
del Sol, UNADES (2023);
RESUMO
A
Teologia é uma disciplina que estuda a natureza de Deus, a religião e a
espiritualidade. Ela desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos
e na compreensão da vida e do mundo ao seu redor. Na educação básica, a
Teologia pode ser um tema controverso devido à diversidade de crenças e
religiões presentes na sociedade. O objetivo deste estudo é analisar os
desafios da inserção da teologia na educação básica, utilizando a metodologia
da pesquisa bibliográfica para embasar as reflexões. Através da análise de
diferentes obras e estudos sobre o tema, é possível compreender a importância e
os impactos da teologia na formação dos estudantes. Em conclusão, a teologia
pode ser uma ferramenta importante na educação básica, desde que seja abordada
de forma respeitosa, inclusiva e plural. Os desafios existem, mas com o diálogo
e a formação adequada, é possível promover uma educação mais rica e
diversificada, que contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Palavras-chave: Teologia. Ensino. Educação básica.