DOI: 10.5281/zenodo.14193850

 

Claudia de Farias Rosa

 

Alair Eulina da Silva Belvis

 

Thaís Bezerra Cangussu

 

Jaqueline Valeria Batista

 

Graciele da Silva Roldão

 

Zecilto Pereira de Souza

 

Thaynara Toral de Souza Silva

 

 

A educação de surdos no ensino regular é um tema de crescente relevância, principalmente após a promulgação de legislações e diretrizes voltadas para a inclusão escolar, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A inserção de alunos surdos em classes regulares busca garantir seu direito à educação em igualdade de condições com seus colegas ouvintes, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento acadêmico, mas envolve desafios pedagógicos e estruturais significativos. A educação inclusiva não se resume à matrícula do aluno na escola regular, exigindo uma abordagem pedagógica adaptada, respeito à identidade linguística e formação contínua dos educadores.