DOI: 10.5281/zenodo.14374750

 

Siliane Nunes da Silva

Professora de geografia formada pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e atuo como professora de Geografia na Rede Estadual de Ensino alagoana desde2014. Tenho experiência em gestão escolar, tendo atuado como Gestora Adjunta da Escola Estadual Professora Maria Margarez Santos Lacet (2018-2019) e coordenadorapedagógica, na Escola Estadual Professora Josefa Conceição da Costa, em 2022. Atualmente, leciono nas escolas Estadual Pastor José Tavares de Souza (13 GERE/SEDUC-AL) onde atuo também como coordenadora do Programa Professor Mentor, como bolsista da FAPEAL/2024 e, Sou professora de geografia também na Escola de EnsinoFundamental João Batista Pereira da Silva, no município de Arapiraca, onde ministro aula para o Ensino Fundamental- Anos Finais e EJA.

 

RESUMO

Em 2024, a prefeitura de Arapiraca, em comemoração ao centenário da cidade, organizou vários eventos solenes na cidade. Um deles, foi o desenvolvimento do projeto: Arapiraca 100 anos e muita história para contar, em parceria com as escolas da rede municipal. Com a orientação dos professores da escola, os alunos fizeram registros fotográficos para a produção de cartazes para a criação de um acervo histórico, cultural e contemporâneo do Bairro Planalto- circundante à Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva, com base nos registros da paisagem e território, através das praças, igrejas, escolas, Unidade Básica de Saúde do entorno escolar. Durante quatro meses- de abril a julho de 2024- os alunos Ensino Fundamental 2, se organizaram em grupos, realizaram os registros fotográficos e construíram as respectivas legendas para retratar dentro das suas percepções de espaço geográfico uma análise territorial sobre a diversidade religiosa e o acesso às políticas públicas no entorno da escola.

Palavras-chave: Espaço geográfico, paisagem, protagonismo estudantil.