Xeila
Daniela Torres Xavier Ramos
Possui mestrado em Ciências da Educação (2024). Tem
experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e
Contemporânea.
RESUMO
No contexto educacional,
a afetividade é considerada um fator crucial para a criação de um ambiente de
aprendizado positivo e acolhedor, promovendo o bem-estar emocional e social dos
alunos. O objetivo principal da pesquisa é analisar como as relações afetivas
entre professores e alunos influenciam o desenvolvimento emocional, acadêmico e
social das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. A justificativa
para este estudo se baseia na necessidade de compreender melhor os mecanismos
pelos quais a afetividade pode contribuir para o sucesso escolar e o
desenvolvimento integral das crianças, especialmente em uma escola situada em
um contexto socioeconômico desafiador. Metodologicamente, a pesquisa combina
uma abordagem bibliográfica, revisando literatura relevante sobre teorias da
afetividade e desenvolvimento infantil, com entrevistas qualitativas realizadas
com professores da Escola Municipal Eva Maria Moumesso. As entrevistas visam
obter percepções diretas dos educadores sobre a importância da afetividade em
sala de aula e suas observações sobre o impacto desta nas crianças. Os
resultados preliminares indicam que a afetividade é um componente essencial
para o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais e
emocionais, além de influenciar positivamente o desempenho acadêmico.
Professores que demonstram cuidado e empatia conseguem criar um ambiente de
confiança e segurança, o que facilita o aprendizado e o crescimento pessoal dos
alunos. O estudo conclui que políticas educacionais e práticas pedagógicas que
valorizam a afetividade podem desempenhar um papel significativo na formação
integral das crianças, sugerindo a implementação de programas de formação
continuada para os docentes, focados no desenvolvimento de competências emocionais
e relacionais.
Palavras chave: Afetividade. Desenvolvimento Infantil. Ensino Fundamental.