DOI: 10.5281/zenodo.14913984

 

Xeila Daniela Torres Xavier Ramos

Possui mestrado em Ciências da Educação (2024). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.

 

RESUMO

No contexto educacional, a afetividade é considerada um fator crucial para a criação de um ambiente de aprendizado positivo e acolhedor, promovendo o bem-estar emocional e social dos alunos. O objetivo principal da pesquisa é analisar como as relações afetivas entre professores e alunos influenciam o desenvolvimento emocional, acadêmico e social das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. A justificativa para este estudo se baseia na necessidade de compreender melhor os mecanismos pelos quais a afetividade pode contribuir para o sucesso escolar e o desenvolvimento integral das crianças, especialmente em uma escola situada em um contexto socioeconômico desafiador. Metodologicamente, a pesquisa combina uma abordagem bibliográfica, revisando literatura relevante sobre teorias da afetividade e desenvolvimento infantil, com entrevistas qualitativas realizadas com professores da Escola Municipal Eva Maria Moumesso. As entrevistas visam obter percepções diretas dos educadores sobre a importância da afetividade em sala de aula e suas observações sobre o impacto desta nas crianças. Os resultados preliminares indicam que a afetividade é um componente essencial para o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de influenciar positivamente o desempenho acadêmico. Professores que demonstram cuidado e empatia conseguem criar um ambiente de confiança e segurança, o que facilita o aprendizado e o crescimento pessoal dos alunos. O estudo conclui que políticas educacionais e práticas pedagógicas que valorizam a afetividade podem desempenhar um papel significativo na formação integral das crianças, sugerindo a implementação de programas de formação continuada para os docentes, focados no desenvolvimento de competências emocionais e relacionais.

Palavras chave: Afetividade. Desenvolvimento Infantil. Ensino Fundamental.