Ilka Sibelle Bezerra Ramos Valença
Mestra em Ciências da Educação. Possui graduação em
Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia (2002). Atualmente é
professor da prefeitura municipal de Itaíba e professor da secretaria de
Educação e Cultura do estado de Pernambuco.
RESUMO
Este
artigo busca analisar as práticas de letramento adotadas nas turmas do 9º ano
do Ensino Fundamental, destacando sua importância para o desenvolvimento da
competência leitora e da interpretação crítica. A pesquisa fundamenta-se nos
conceitos de leitura e letramento, ressaltando sua interdependência e impacto
na formação dos estudantes. Além disso, são abordadas metodologias didáticas
que favorecem o letramento, como o uso de gêneros textuais diversificados, a
leitura compartilhada e a produção textual orientada. Por fim, discute-se os
desafios e possibilidades enfrentados pelas escolas na implementação de
estratégias que incentivem a leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico
dos alunos.
Palavras-chave: Leitura. Letramento. Práticas pedagógicas. Ensino Fundamental. Formação leitora.