DOI: 10.5281/zenodo.14913953

 

Ilka Sibelle Bezerra Ramos Valença

Mestra em Ciências da Educação. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia (2002). Atualmente é professor da prefeitura municipal de Itaíba e professor da secretaria de Educação e Cultura do estado de Pernambuco.

 

RESUMO

Este artigo busca analisar as práticas de letramento adotadas nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, destacando sua importância para o desenvolvimento da competência leitora e da interpretação crítica. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de leitura e letramento, ressaltando sua interdependência e impacto na formação dos estudantes. Além disso, são abordadas metodologias didáticas que favorecem o letramento, como o uso de gêneros textuais diversificados, a leitura compartilhada e a produção textual orientada. Por fim, discute-se os desafios e possibilidades enfrentados pelas escolas na implementação de estratégias que incentivem a leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

Palavras-chave: Leitura. Letramento. Práticas pedagógicas. Ensino Fundamental. Formação leitora.