DOI: 10.5281/zenodo.14913970

 

Lilian Kátia Varjão

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais

 

RESUMO

Este artigo investiga os desafios da reestruturação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) sob a perspectiva da gestão democrática, com foco na Escola Municipal Antônio Batista de Carvalho, em Canudos-BA. A pesquisa, de abordagem mista, combina métodos quantitativos e qualitativos, analisando questionários aplicados a professores, alunos e responsáveis, além de entrevistas semiestruturadas com gestores e educadores. Os resultados indicam que, embora a comunidade escolar reconheça a importância do PPP, sua efetiva implementação ainda enfrenta desafios, como resistência a mudanças, falta de capacitação e dificuldades estruturais. O estudo reforça a necessidade de maior participação da comunidade, capacitação contínua e estratégias mais eficazes de engajamento para garantir um PPP mais inclusivo e representativo.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Gestão Democrática, Educação, Participação Escolar, Inclusão.