Lilian Kátia Varjão
Mestranda em Gerência e Administração de Políticas
Culturais e Educacionais
RESUMO
Este
artigo investiga os desafios da reestruturação do Projeto Político-Pedagógico
(PPP) sob a perspectiva da gestão democrática, com foco na Escola Municipal
Antônio Batista de Carvalho, em Canudos-BA. A pesquisa, de abordagem mista,
combina métodos quantitativos e qualitativos, analisando questionários
aplicados a professores, alunos e responsáveis, além de entrevistas
semiestruturadas com gestores e educadores. Os resultados indicam que, embora a
comunidade escolar reconheça a importância do PPP, sua efetiva implementação
ainda enfrenta desafios, como resistência a mudanças, falta de capacitação e
dificuldades estruturais. O estudo reforça a necessidade de maior participação
da comunidade, capacitação contínua e estratégias mais eficazes de engajamento
para garantir um PPP mais inclusivo e representativo.
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Gestão Democrática, Educação, Participação Escolar, Inclusão.