DOI: 10.5281/zenodo.14913976

 

Rute Dorcas Soares

Mestra em Ciências da Educação, graduada em Letras - Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1994). Atualmente é Professor da Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras.

 

RESUMO

Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso de celulares para a prática de leitura dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Maria Ferreira Martins, situada em Itaíba, PE. A pesquisa fundamenta-se em um marco teórico construído a partir de uma extensa revisão bibliográfica que aborda a integração das tecnologias móveis no contexto educacional, enfatizando a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes. São discutidos os desafios contemporâneos relacionados à manutenção dos hábitos de leitura entre jovens, especialmente no contexto da era digital, onde a presença massiva de dispositivos móveis, como os celulares, pode tanto representar uma oportunidade quanto um obstáculo para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada combina a pesquisa bibliográfica com uma pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzidas com os alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio da instituição. As entrevistas buscaram captar as percepções, experiências e práticas de leitura dos estudantes, focando no papel que os celulares desempenham nesse processo. Os dados coletados revelaram que, embora os celulares sejam amplamente utilizados pelos estudantes, o uso destes dispositivos para fins de leitura enfrenta obstáculos como a dispersão e o desinteresse, muitas vezes ocasionados pelo acesso fácil e constante a redes sociais e aplicativos de entretenimento. Contudo, o estudo também identificou que, quando o uso dos celulares é direcionado para atividades educacionais e complementado com suporte pedagógico eficaz, esses dispositivos podem se tornar aliados poderosos na promoção da leitura. Os resultados destacam que o sucesso da integração dos celulares no ambiente escolar depende de uma abordagem pedagógica planejada, que inclua estratégias motivacionais e de controle do tempo de uso, para que os dispositivos móveis sejam realmente vistos como ferramentas de aprendizagem. A pesquisa conclui que a inserção consciente e planejada dos celulares na rotina escolar, se bem implementada, pode contribuir de forma significativa para o fortalecimento dos hábitos de leitura entre os estudantes, favorecendo, assim, o desenvolvimento de competências leitoras e ampliando as possibilidades de aprendizagem. O estudo sugere, portanto, que políticas educacionais e práticas pedagógicas precisam estar alinhadas com as novas demandas tecnológicas, garantindo que os celulares sejam utilizados de maneira a potencializar o processo educacional, e não apenas como uma fonte de distração.

Palavras chave: Leitura. Celular. Ensino Médio. Tecnologias móveis.