Rute
Dorcas Soares
Mestra em Ciências da Educação, graduada em Letras
- Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1994).
Atualmente é Professor da Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência
na área de Letras.
RESUMO
Este estudo tem como
objetivo investigar as contribuições do uso de celulares para a prática de
leitura dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual
Maria Ferreira Martins, situada em Itaíba, PE. A pesquisa fundamenta-se em um
marco teórico construído a partir de uma extensa revisão bibliográfica que
aborda a integração das tecnologias móveis no contexto educacional, enfatizando
a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos
estudantes. São discutidos os desafios contemporâneos relacionados à manutenção
dos hábitos de leitura entre jovens, especialmente no contexto da era digital,
onde a presença massiva de dispositivos móveis, como os celulares, pode tanto
representar uma oportunidade quanto um obstáculo para o processo de
ensino-aprendizagem. A metodologia adotada combina a pesquisa bibliográfica com
uma pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas semiestruturadas,
conduzidas com os alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio da instituição.
As entrevistas buscaram captar as percepções, experiências e práticas de
leitura dos estudantes, focando no papel que os celulares desempenham nesse
processo. Os dados coletados revelaram que, embora os celulares sejam
amplamente utilizados pelos estudantes, o uso destes dispositivos para fins de
leitura enfrenta obstáculos como a dispersão e o desinteresse, muitas vezes
ocasionados pelo acesso fácil e constante a redes sociais e aplicativos de
entretenimento. Contudo, o estudo também identificou que, quando o uso dos
celulares é direcionado para atividades educacionais e complementado com
suporte pedagógico eficaz, esses dispositivos podem se tornar aliados poderosos
na promoção da leitura. Os resultados destacam que o sucesso da integração dos
celulares no ambiente escolar depende de uma abordagem pedagógica planejada,
que inclua estratégias motivacionais e de controle do tempo de uso, para que os
dispositivos móveis sejam realmente vistos como ferramentas de aprendizagem. A
pesquisa conclui que a inserção consciente e planejada dos celulares na rotina
escolar, se bem implementada, pode contribuir de forma significativa para o
fortalecimento dos hábitos de leitura entre os estudantes, favorecendo, assim,
o desenvolvimento de competências leitoras e ampliando as possibilidades de
aprendizagem. O estudo sugere, portanto, que políticas educacionais e práticas
pedagógicas precisam estar alinhadas com as novas demandas tecnológicas,
garantindo que os celulares sejam utilizados de maneira a potencializar o
processo educacional, e não apenas como uma fonte de distração.
Palavras chave: Leitura. Celular. Ensino Médio. Tecnologias móveis.