DOI: 10.5281/zenodo.14913943

 

Cláudio Sérgio Galindo Da Silva

Mestre em Ciências da Educação pela FICS. 

 

RESUMO

Este estudo investiga os desafios e as estratégias dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental no ensino da leitura em uma escola pública de Caruaru, Pernambuco. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em estudo de caso, incluiu análise documental, observação em sala de aula e levantamento das percepções docentes. Os resultados indicam que a falta de recursos didáticos, a infraestrutura precária e as desigualdades socioeconômicas dificultam a aquisição da competência leitora pelos alunos. Para enfrentar esses desafios, os professores utilizam desde métodos tradicionais, como leitura compartilhada, até práticas inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais. Conclui-se que a leitura é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, reforçando a necessidade de políticas educacionais que promovam o acesso a recursos e a formação continuada dos docentes.

Palavras-chave: Leitura. Ensino Fundamental. Professores.