Cláudio
Sérgio Galindo Da Silva
Mestre em Ciências da
Educação pela FICS.
RESUMO
Este
estudo investiga os desafios e as estratégias dos professores dos anos finais
do Ensino Fundamental no ensino da leitura em uma escola pública de Caruaru,
Pernambuco. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em estudo de caso,
incluiu análise documental, observação em sala de aula e levantamento das
percepções docentes. Os resultados indicam que a falta de recursos didáticos, a
infraestrutura precária e as desigualdades socioeconômicas dificultam a
aquisição da competência leitora pelos alunos. Para enfrentar esses desafios,
os professores utilizam desde métodos tradicionais, como leitura compartilhada,
até práticas inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais. Conclui-se que
a leitura é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes,
reforçando a necessidade de políticas educacionais que promovam o acesso a
recursos e a formação continuada dos docentes.
Palavras-chave: Leitura. Ensino Fundamental. Professores.