DOI: 10.5281/zenodo.14913974

 

Romero Henrique Amaral França

Mestre em Ciências da Educação pela FICS, graduado em Matemática. Atualmente é professor de Matemática na rede estadual de Pernambuco.

 

RESUMO

Esse artigo foi feito através de pesquisas bibliográficas, e de dados obtidos pelo IBGE, e tem a finalidade de conhecer as características do EJA, educação para jovens e adultos, bem como o perfil de seus alunos e também suas particularidades de acordo com a faixa etária e os motivos que levam a evasão e baixa frequência nas salas de aula. Como base de teoria foi utilizada a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), lei nº 9394/96, que garante a modalidade de ensino no artigo 4º “acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não concluíram na idade própria”, através do estudo verificou-se que a socialização é um dos principais incentivadores para a permanência nas aulas.

Palavras- chave: Socialização, evasão, Educação de Jovens e Adultos.