Romero
Henrique Amaral França
Mestre em Ciências da Educação pela FICS, graduado em
Matemática. Atualmente é professor de Matemática na rede estadual de
Pernambuco.
RESUMO
Esse
artigo foi feito através de pesquisas bibliográficas, e de dados obtidos pelo
IBGE, e tem a finalidade de conhecer as características do EJA, educação para
jovens e adultos, bem como o perfil de seus alunos e também suas
particularidades de acordo com a faixa etária e os motivos que levam a evasão e
baixa frequência nas salas de aula. Como base de teoria foi utilizada a lei de
diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), lei nº 9394/96, que garante a
modalidade de ensino no artigo 4º “acesso público e gratuito aos ensinos
fundamental e médio para todos os que não concluíram na idade própria”, através
do estudo verificou-se que a socialização é um dos principais incentivadores
para a permanência nas aulas.
Palavras- chave: Socialização, evasão, Educação de Jovens e Adultos.