DOI: 10.5281/zenodo.14913945

 

Damiana Rosemeiry Ramos Martins

Mestra em Ciências da Educação, graduada em  em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco(2005). Atualmente é professora  na rede estadual de  educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação.

 

RESUMO

Esta pesquisa investiga a inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas regulares, analisando desafios e estratégias para uma educação mais acessível. O estudo, realizado na Escola Estadual Maria Ferreira Martins, em Itaíba-PE, utiliza revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com pais e professores para compreender as dificuldades na inclusão, como a falta de preparo docente, necessidade de adaptação curricular, interação social e infraestrutura inadequada. Os resultados evidenciam a importância da formação continuada para os professores, do desenvolvimento de materiais pedagógicos adaptados e de iniciativas que incentivem a aceitação e participação dos alunos. Conclui-se que políticas educacionais mais estruturadas, com investimentos em capacitação docente, infraestrutura acessível e sensibilização da comunidade escolar, são fundamentais para garantir uma inclusão efetiva e o pleno desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Down.

Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Down. Educação regular. Desafios educacionais. Práticas inclusivas.