Damiana Rosemeiry Ramos Martins
Mestra em Ciências da Educação, graduada em em
Pedagogia pela Universidade de Pernambuco(2005). Atualmente é professora na rede estadual de educação de Pernambuco. Tem experiência na
área de Educação.
RESUMO
Esta
pesquisa investiga a inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas
regulares, analisando desafios e estratégias para uma educação mais acessível.
O estudo, realizado na Escola Estadual Maria Ferreira Martins, em Itaíba-PE,
utiliza revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com pais e
professores para compreender as dificuldades na inclusão, como a falta de
preparo docente, necessidade de adaptação curricular, interação social e
infraestrutura inadequada. Os resultados evidenciam a importância da formação
continuada para os professores, do desenvolvimento de materiais pedagógicos
adaptados e de iniciativas que incentivem a aceitação e participação dos
alunos. Conclui-se que políticas educacionais mais estruturadas, com
investimentos em capacitação docente, infraestrutura acessível e sensibilização
da comunidade escolar, são fundamentais para garantir uma inclusão efetiva e o
pleno desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Down.
Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Down. Educação regular. Desafios educacionais. Práticas inclusivas.