DOI: 10.5281/zenodo.14913949

 

Shslayder Lira dos Santos

Doutor Em Ciências Da Educação Pela Veni Creator Christian University, Usa

 

Antônio Marcos Cabral Herculano

Mestre Em Ciências Da Educação Pela Veni Creator Christian University, Usa

 

Luzia Tavares de Paula Souza

Mestre Em Ciências Da Educação Pela Veni Creator Christian University, Usa

 

Anderson Patzlaff

Mestre Em Ciências Da Educação Pela Veni Creator Christian University, Usa

 

Ricardo Ferreira Maia

Mestre Em Ciências Da Educação Pela Veni Creator Christian University, Usa

 

Johnantan Candeia Limeira

Mestrando Em Ciências Da Educação Pela Veni Creator Christian University, Usa

 

RESUMO

Este artigo busca examinar a importância da educação durante os primeiros anos de vida de uma criança, tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Ele explorará como as crianças se socializam entre si e formam suas identidades individuais. Ao nos aprofundarmos neste tópico, pretendemos aumentar a compreensão que pode beneficiar educadores, pais e qualquer pessoa investida no crescimento pessoal e social de crianças na educação infantil. A família é destacada como a exposição inicial da criança à educação, enquanto a escola serve para refinar e cultivar suas habilidades. Para conduzir este estudo, escolhemos uma abordagem bibliográfica que incorpora insights do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990), juntamente com contribuições de teóricos como Munarai (2010), Heiland (2010) e Meireles (1930), entre outros.

Palavras-chave: Educação infantil, escola e família.