DOI: 10.5281/zenodo.14913964

 

Joselania Maura De Lima Silva Alves

Mestra em Ciências da Educação, graduada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (2011). Atualmente é Professora na Escola Técnica Maria Ferreira Martins. Tem experiência na área de Letras.

 

RESUMO

O presente trabalho aborda as consequências da não alfabetização de alunos e seu ingresso no Ensino Fundamental, focando na Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici, localizada no município de Itaíba, Pernambuco. O objetivo principal foi analisar os impactos da ausência de alfabetização adequada nas trajetórias educacionais dos estudantes e identificar como essas lacunas afetam o seu desempenho escolar no ciclo seguinte da educação básica. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem metodológica que combinou pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na parte teórica, foram examinados estudos sobre alfabetização e suas implicações para o desenvolvimento escolar, utilizando uma variedade de fontes acadêmicas que forneceram um contexto amplo sobre o tema. A pesquisa de campo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os professores da referida escola para obter percepções sobre os desafios enfrentados pelos alunos não alfabetizados e as estratégias pedagógicas empregadas para lidar com essas dificuldades. Os resultados revelaram que a falta de alfabetização no ciclo inicial provoca uma série de desafios para os alunos no Ensino Fundamental, incluindo dificuldades significativas na compreensão de textos e no desenvolvimento de habilidades básicas de leitura e escrita. Além disso, os professores relataram que a ausência de uma base sólida de alfabetização compromete o engajamento dos alunos e limita seu progresso acadêmico. As conclusões do trabalho destacam a necessidade urgente de intervenções eficazes no processo de alfabetização, além de estratégias de apoio contínuo para ajudar esses alunos a superar as defasagens e alcançar um desempenho escolar mais satisfatório. O estudo recomenda a implementação de políticas educacionais que priorizem a alfabetização precoce e ofereçam suporte pedagógico adicional para os alunos que ingressam no Ensino Fundamental com lacunas significativas em suas habilidades de leitura e escrita.

Palavras-chave: Alfabetização. Ensino Fundamental. Desempenho escolar.