Joselania
Maura De Lima Silva Alves
Mestra em Ciências da Educação, graduada em Letras
pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (2011). Atualmente é Professora
na Escola Técnica Maria Ferreira Martins. Tem experiência na área de Letras.
RESUMO
O presente trabalho
aborda as consequências da não alfabetização de alunos e seu ingresso no Ensino
Fundamental, focando na Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici,
localizada no município de Itaíba, Pernambuco. O objetivo principal foi
analisar os impactos da ausência de alfabetização adequada nas trajetórias
educacionais dos estudantes e identificar como essas lacunas afetam o seu
desempenho escolar no ciclo seguinte da educação básica. A pesquisa foi
conduzida por meio de uma abordagem metodológica que combinou pesquisa bibliográfica
e pesquisa de campo. Na parte teórica, foram examinados estudos sobre
alfabetização e suas implicações para o desenvolvimento escolar, utilizando uma
variedade de fontes acadêmicas que forneceram um contexto amplo sobre o tema. A
pesquisa de campo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os
professores da referida escola para obter percepções sobre os desafios
enfrentados pelos alunos não alfabetizados e as estratégias pedagógicas
empregadas para lidar com essas dificuldades. Os resultados revelaram que a
falta de alfabetização no ciclo inicial provoca uma série de desafios para os
alunos no Ensino Fundamental, incluindo dificuldades significativas na
compreensão de textos e no desenvolvimento de habilidades básicas de leitura e
escrita. Além disso, os professores relataram que a ausência de uma base sólida
de alfabetização compromete o engajamento dos alunos e limita seu progresso
acadêmico. As conclusões do trabalho destacam a necessidade urgente de
intervenções eficazes no processo de alfabetização, além de estratégias de
apoio contínuo para ajudar esses alunos a superar as defasagens e alcançar um
desempenho escolar mais satisfatório. O estudo recomenda a implementação de
políticas educacionais que priorizem a alfabetização precoce e ofereçam suporte
pedagógico adicional para os alunos que ingressam no Ensino Fundamental com
lacunas significativas em suas habilidades de leitura e escrita.
Palavras-chave: Alfabetização. Ensino Fundamental. Desempenho escolar.