Aíres
da Silva Barboza
Graduada em Letras/Português,
Especialização em Letras português/Linguística, Mestrado em educação e
Doutoranda em educação, Professora de Educação Básica na Prefeituira Municipal
de Araripina-PE - barbozaaires@gmail.com;
José
Milton da Silva
Graduado em Agronomia, Mestre em
Fitotecnia, Doutor em Agronomia, PhD. Educação, Prof. Assistente na
universidade Estadual do Maranhão – UEMA, milton2411@gmail.com;
Valmir
de Lima
Graduado em Agronomia, Mestre em Manejo de
solo e Água, Prof. Assistente na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, valmirlima@gmail.com.
Emanuella
Pedrosa Lima e Silva
Graduada em Letras, especialização e
Letras, Mestra em Educação, Doutoranda em Educação, Professora de Educação
Fundamental da Prefeitura Municipal de Ipubi-PE .
RESUMO
Este
trabalho tem por objetivo analisar o ensino de literatura para alunos com deficiência
auditiva, no processo educacional de interação com alunos normais, para que
ambos não fiquem em desvantagem. A pesquisa de campo foi vivenciada na creche
Maria Anita Santiago Alencar no município de Araripina-PE, onde foi observado
como acontece a inclusão de crianças com deficiências auditivas, em sala de
aula e conseguinte a isto, na sociedade. A pesquisa enfatiza a importância das
imagens, no ensino de literatura, para crianças com deficiências. O método foi
indutivo com pesquisas bibliográficas. Na análise observou-se que, com a
utilização das imagens, a criança com discapacidade quanto a normal, tem maior
facilidade de aprendizado, é mais atenta, além de se expressar melhor.
Propôs-se, com este estudo, estreitar melhor as relações entre a criança, a
imagem e o livro, permitindo que esse
relacionamento lhe proporcione desfrutar dos vários tipos de literatura
existente e a viajar no magnífico universo do lúdico que a literatura infantil proporciona.
Palavras-chave: Literatura infantil. Deficiente auditivo. Inclusão.