DOI: 10.5281/zenodo.15212959

 

Aíres da Silva Barboza

Graduada em Letras/Português, Especialização em Letras português/Linguística, Mestrado em educação e Doutoranda em educação, Professora de Educação Básica na Prefeituira Municipal de Araripina-PE - barbozaaires@gmail.com;

 

José Milton da Silva

Graduado em Agronomia, Mestre em Fitotecnia, Doutor em Agronomia, PhD. Educação, Prof. Assistente na universidade Estadual do Maranhão – UEMA, milton2411@gmail.com;

 

Valmir de Lima

 Graduado em Agronomia, Mestre em Manejo de solo e Água, Prof. Assistente na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, valmirlima@gmail.com.

 

Emanuella Pedrosa Lima e Silva

Graduada em Letras, especialização e Letras, Mestra em Educação, Doutoranda em Educação, Professora de Educação Fundamental da Prefeitura Municipal de Ipubi-PE .

 

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar o ensino de literatura para alunos com deficiência auditiva, no processo educacional de interação com alunos normais, para que ambos não fiquem em desvantagem. A pesquisa de campo foi vivenciada na creche Maria Anita Santiago Alencar no município de Araripina-PE, onde foi observado como acontece a inclusão de crianças com deficiências auditivas, em sala de aula e conseguinte a isto, na sociedade. A pesquisa enfatiza a importância das imagens, no ensino de literatura, para crianças com deficiências. O método foi indutivo com pesquisas bibliográficas. Na análise observou-se que, com a utilização das imagens, a criança com discapacidade quanto a normal, tem maior facilidade de aprendizado, é mais atenta, além de se expressar melhor. Propôs-se, com este estudo, estreitar melhor as relações entre a criança, a imagem e o livro, permitindo que esse relacionamento lhe proporcione desfrutar dos vários tipos de literatura existente e a viajar no magnífico universo do lúdico que a literatura infantil proporciona.

Palavras-chave: Literatura infantil. Deficiente auditivo. Inclusão.