DOI: 10.5281/zenodo.15212939

 

Janaildo Jose de Lima

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2002), Mestrado em Ciências da Educação (2024).  Atualmente é professor efetivo da Prefeitura Municipal de Caruaru e professor efetivo do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Sociologia e Geografia.

 

RESUMO

O ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental desempenha um papel essencial na formação crítica dos estudantes, promovendo a compreensão do passado e sua relação com o presente. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o currículo oficial de História e sua aplicação na prática pedagógica em sala de aula. A pesquisa baseia-se em referenciais teóricos sobre ensino de História e educação histórica, além de uma abordagem qualitativa com análise de planos de aula e entrevistas com professores da disciplina. Os resultados indicam desafios na efetivação das diretrizes curriculares e apontam a necessidade de formação continuada e de metodologias inovadoras para tornar o ensino mais significativo.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Ensino Fundamental.