Janaildo
Jose de Lima
Possui graduação em
História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2002),
Mestrado em Ciências da Educação (2024).
Atualmente é professor efetivo da Prefeitura Municipal de Caruaru e
professor efetivo do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área
de História, com ênfase em História, Sociologia e Geografia.
RESUMO
O ensino
de História nos anos finais do Ensino Fundamental desempenha um papel essencial
na formação crítica dos estudantes, promovendo a compreensão do passado e sua
relação com o presente. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre
o currículo oficial de História e sua aplicação na prática pedagógica em sala
de aula. A pesquisa baseia-se em referenciais teóricos sobre ensino de História
e educação histórica, além de uma abordagem qualitativa com análise de planos
de aula e entrevistas com professores da disciplina. Os resultados indicam desafios
na efetivação das diretrizes curriculares e apontam a necessidade de formação
continuada e de metodologias inovadoras para tornar o ensino mais
significativo.
Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Ensino Fundamental.