DOI: 10.5281/zenodo.15212929

 

Núbia Oliveira Torres

Possui graduação em Geografia - Faculdades Integradas de Patos (2010) e mestrado em Ciências da Educação - Veni Creator Christian University (2021). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

 

RESUMO

O objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados por escolas e famílias no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) durante o ensino remoto emergencial, além de identificar estratégias que possam contribuir para a melhoria da relação entre esses agentes no contexto educacional pós-pandemia. A pandemia de COVID-19 trouxe impactos profundos para a educação, impulsionando a adoção emergencial das TDICs como ferramenta essencial para o ensino remoto. No entanto, essa transição revelou desafios significativos, tanto para as escolas quanto para as famílias, que precisaram lidar com dificuldades estruturais, metodológicas e emocionais. A relação entre família e escola foi tensionada pelas novas exigências educacionais, gerando conflitos e destacando desigualdades no acesso à tecnologia e na formação para seu uso. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, buscando compreender as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem e seus impactos para os envolvidos. Os principais resultados apontam que, embora o ensino remoto tenha possibilitado a continuidade das atividades escolares, ele também evidenciou desigualdades socioeconômicas e a falta de preparo para o uso das TDICs como ferramenta pedagógica. Além disso, a sobrecarga de professores e responsáveis gerou tensões que dificultaram a colaboração entre escola e família. Conclui-se que a efetividade do uso das TDICs na educação depende não apenas do acesso às tecnologias, mas também de políticas que promovam formação docente, inclusão digital e um fortalecimento da comunicação entre os diferentes atores do processo educativo.

Palavras-chave: Educação; Pandemia; TDICs; Ensino remoto; Relação família-escola.