Núbia Oliveira Torres
Possui graduação em Geografia - Faculdades Integradas de
Patos (2010) e mestrado em Ciências da Educação - Veni Creator Christian
University (2021). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia
Humana.
RESUMO
O
objetivo deste estudo é analisar os desafios enfrentados por escolas e famílias
no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) durante o
ensino remoto emergencial, além de identificar estratégias que possam contribuir
para a melhoria da relação entre esses agentes no contexto educacional
pós-pandemia. A pandemia de COVID-19 trouxe impactos profundos para a educação,
impulsionando a adoção emergencial das TDICs como ferramenta essencial para o
ensino remoto. No entanto, essa transição revelou desafios significativos,
tanto para as escolas quanto para as famílias, que precisaram lidar com
dificuldades estruturais, metodológicas e emocionais. A relação entre família e
escola foi tensionada pelas novas exigências educacionais, gerando conflitos e
destacando desigualdades no acesso à tecnologia e na formação para seu uso.
Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio de
revisão bibliográfica e análise documental, buscando compreender as
transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem e seus impactos
para os envolvidos. Os principais resultados apontam que, embora o ensino
remoto tenha possibilitado a continuidade das atividades escolares, ele também
evidenciou desigualdades socioeconômicas e a falta de preparo para o uso das
TDICs como ferramenta pedagógica. Além disso, a sobrecarga de professores e
responsáveis gerou tensões que dificultaram a colaboração entre escola e
família. Conclui-se que a efetividade do uso das TDICs na educação depende não
apenas do acesso às tecnologias, mas também de políticas que promovam formação
docente, inclusão digital e um fortalecimento da comunicação entre os
diferentes atores do processo educativo.
Palavras-chave: Educação; Pandemia; TDICs; Ensino remoto; Relação família-escola.