DOI: 10.5281/zenodo.15213683

 

Claudiomar Monteiro Dalava

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia – UNIPAR;

Licenciado em Matemática – FABRAS;

Pós-graduado em Educação Ambiental – UNINA;

e-mail: dalava414@gmail.com

 

Emanuelli Paula Couto

Licenciada em Pedagogia – FINAV;

Licenciada em Letras- Língua Portuguesa – Centro Universitário ETEP;

Pós-graduada em Educação infantil e Séries iniciais - FAESI;

Pós-graduada em TEA - Transtorno do Espectro Autista na Educação especial e inclusiva - FIBMIG;

Pós-graduada em Educação especial e Inclusão - UNINA ;

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia – ANAEC;

e-mail: coutoemanuelli2@gmail.com

 

Fabricia Melo de Souza

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;

Licenciada em história – UniCV;

Pós-graduada em Educação infantil e Anos Iniciais- ANAEC;

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão – ANAEC;

Pós-graduada em Autismo -  Faculdade Campos Elí­seos;

e-mail: fabriciasouza982@gmail.com

 

Margarete Moreira da Silva Cardoso

Licenciada em Pedagogia – FINAV;

Pós-graduada em Psicopedagogia – RHEMA;

Pós-graduada em Neuropedagogia – RHEMA;

e-mail: margareteproff@gmail.com

 

Michele Ramos Marçal

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;

Licenciada em artes visuais-UNIJALES;

Pós-graduada em Educação especial e inclusiva com ênfase em dificuldades de aprendizagem – FAESI;

Pós-graduada em Metodologias da educação infantil e series iniciais do ensino fundamental -FINAV;

e-mail: michele_marcal@hotmail.com

 

Patrí­cia da Silva Santos Alecio

Licenciada em Educação Física -FIFASU;L

Licenciada em Pedagogia – UNIT;

Licenciada em Educação Especial – UniCv;

Pós-graduada em Educação fí­sica escolar- Univale;

Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais no ensino fundamental – Anaec;

Pós-graduada em Educação especial e Educação inclusiva - Faculdade acesita;

e-mail: patriciaalecio22@hotmail.com

 

Rosileia Gonçalves da Silva

Licenciada em Educação Física – FAFS;

Licenciada em Pedagogia – FIAR;

Pós-graduada em Séries iniciais -UNINA;

Pós-graduada em Educação Física escolar – UNINA;

Pós-graduada em Educação especial e inclusiva com ênfase em dificuldade de aprendizagem- FAESI;

e-mail: rosileia.015@gmail.com

 

RESUMO

A formação continuada de professores é um dos principais fatores para a melhoria da qualidade da Educação Básica, pois permite o aprimoramento constante das práticas pedagógicas e o desenvolvimento de novas competências. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da formação continuada na prática docente e identificar os principais desafios e possibilidades para sua efetivação nas escolas. A pesquisa foi realizada com professores da Educação Básica, por meio de entrevistas e questionários, com foco nas experiências dos docentes em programas de formação. Os resultados apontaram que os professores que participaram de formações contínuas se sentiram mais preparados para lidar com as demandas da sala de aula, aplicando metodologias inovadoras e melhorando o desempenho dos alunos. No entanto, também foram identificados desafios como a sobrecarga de trabalho, a falta de recursos e a desconexão entre as formações e as necessidades da realidade escolar. A pesquisa sugere que as políticas educacionais devem garantir programas de formação mais acessíveis, flexíveis e contextualizados, além de oferecer incentivos para a participação dos docentes. A valorização da coordenação pedagógica e a promoção de parcerias entre escolas e universidades também foram destacadas como medidas importantes para fortalecer a formação continuada. Este estudo contribui para o debate sobre a importância da formação contínua para a qualificação do ensino e aponta caminhos para o aprimoramento das políticas educacionais no Brasil.

Palavras-chave: formação continuada, Educação Básica, prática docente.