Claudiomar Monteiro Dalava
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas
com ênfase em biotecnologia – UNIPAR;
Licenciado em Matemática – FABRAS;
Pós-graduado em Educação Ambiental –
UNINA;
e-mail: dalava414@gmail.com
Emanuelli Paula Couto
Licenciada em Pedagogia – FINAV;
Licenciada em Letras- Língua Portuguesa – Centro
Universitário ETEP;
Pós-graduada em Educação infantil e Séries iniciais
- FAESI;
Pós-graduada em TEA - Transtorno do Espectro
Autista na Educação especial e inclusiva - FIBMIG;
Pós-graduada em Educação especial e Inclusão -
UNINA ;
Pós-graduada em Neuropsicopedagogia – ANAEC;
e-mail: coutoemanuelli2@gmail.com
Fabricia Melo de Souza
Licenciada em Pedagogia –
Anhanguera/UNIDERP;
Licenciada em história – UniCV;
Pós-graduada em Educação infantil e
Anos Iniciais- ANAEC;
Pós-graduada em Educação Especial e
Inclusão – ANAEC;
Pós-graduada em Autismo - Faculdade Campos Elíseos;
e-mail: fabriciasouza982@gmail.com
Margarete Moreira da Silva Cardoso
Licenciada em Pedagogia – FINAV;
Pós-graduada em Psicopedagogia – RHEMA;
Pós-graduada em Neuropedagogia – RHEMA;
e-mail: margareteproff@gmail.com
Michele Ramos Marçal
Licenciada em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;
Licenciada em artes visuais-UNIJALES;
Pós-graduada em Educação especial e
inclusiva com ênfase em dificuldades de aprendizagem – FAESI;
Pós-graduada em Metodologias da
educação infantil e series iniciais do ensino fundamental -FINAV;
e-mail: michele_marcal@hotmail.com
Patrícia da Silva Santos Alecio
Licenciada em Educação Física -FIFASU;L
Licenciada em Pedagogia – UNIT;
Licenciada em Educação Especial –
UniCv;
Pós-graduada em Educação física escolar-
Univale;
Pós-graduada em Educação infantil e
anos iniciais no ensino fundamental – Anaec;
Pós-graduada em Educação especial e
Educação inclusiva - Faculdade acesita;
e-mail: patriciaalecio22@hotmail.com
Rosileia Gonçalves da Silva
Licenciada em Educação Física – FAFS;
Licenciada em Pedagogia – FIAR;
Pós-graduada em Séries iniciais -UNINA;
Pós-graduada em Educação Física escolar
– UNINA;
Pós-graduada em Educação especial e
inclusiva com ênfase em dificuldade de aprendizagem- FAESI;
e-mail: rosileia.015@gmail.com
RESUMO
A formação continuada
de professores é um dos principais fatores para a melhoria da qualidade da
Educação Básica, pois permite o aprimoramento constante das práticas
pedagógicas e o desenvolvimento de novas competências. Este estudo tem como
objetivo analisar o impacto da formação continuada na prática docente e
identificar os principais desafios e possibilidades para sua efetivação nas
escolas. A pesquisa foi realizada com professores da Educação Básica, por meio
de entrevistas e questionários, com foco nas experiências dos docentes em
programas de formação. Os resultados apontaram que os professores que
participaram de formações contínuas se sentiram mais preparados para lidar com
as demandas da sala de aula, aplicando metodologias inovadoras e melhorando o
desempenho dos alunos. No entanto, também foram identificados desafios como a
sobrecarga de trabalho, a falta de recursos e a desconexão entre as formações e
as necessidades da realidade escolar. A pesquisa sugere que as políticas
educacionais devem garantir programas de formação mais acessíveis, flexíveis e
contextualizados, além de oferecer incentivos para a participação dos docentes.
A valorização da coordenação pedagógica e a promoção de parcerias entre escolas
e universidades também foram destacadas como medidas importantes para
fortalecer a formação continuada. Este estudo contribui para o debate sobre a
importância da formação contínua para a qualificação do ensino e aponta
caminhos para o aprimoramento das políticas educacionais no Brasil.
Palavras-chave: formação continuada, Educação Básica, prática docente.