Josigleide Silva de Lima
Mestra em Ciências da Educação (2024). Possui graduação em
licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Inglês pela Faculdade de
Formação de Professores de Arcoverde (1994). É especialista em Programação de
Ensino de Língua Inglesa pela UPE/FFPP/AESA/CESA(1999 - 2000). Professora
Efetiva do Centro de Ensino Superior de Arcoverde-CESA. Lecionando no Curso de
Letras na área de Língua Inglesa, Prática Pedagógica e Estágio na graduação e
Tecnologias Educacionais nos Cursos de Pós Graduação desta IES.
RESUMO
As
metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação, principalmente
no ensino de Língua Inglesa, ao proporem uma abordagem centrada no aluno e no
seu protagonismo no processo de aprendizagem. Este artigo visa analisar os
impactos das metodologias ativas no ensino de inglês, com ênfase nas práticas
pedagógicas adotadas e nos resultados educacionais alcançados. A pesquisa
discute estratégias como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos
(ABP), a gamificação e o ensino colaborativo, que favorecem o desenvolvimento
das habilidades comunicativas, a motivação dos alunos e a integração de
tecnologias no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que essas
metodologias contribuem para a construção de um ambiente de aprendizagem mais
dinâmico, autônomo e eficaz, impactando positivamente o ensino de Língua
Inglesa.
Palavras-chave: Metodologias ativas, ensino de Língua Inglesa, práticas pedagógicas.