DOI: 10.5281/zenodo.15212945

 

Josigleide Silva de Lima  

Mestra em Ciências da Educação (2024). Possui graduação em licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1994). É especialista em Programação de Ensino de Língua Inglesa pela UPE/FFPP/AESA/CESA(1999 - 2000). Professora Efetiva do Centro de Ensino Superior de Arcoverde-CESA. Lecionando no Curso de Letras na área de Língua Inglesa, Prática Pedagógica e Estágio na graduação e Tecnologias Educacionais nos Cursos de Pós Graduação desta IES.

 

RESUMO

As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação, principalmente no ensino de Língua Inglesa, ao proporem uma abordagem centrada no aluno e no seu protagonismo no processo de aprendizagem. Este artigo visa analisar os impactos das metodologias ativas no ensino de inglês, com ênfase nas práticas pedagógicas adotadas e nos resultados educacionais alcançados. A pesquisa discute estratégias como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos (ABP), a gamificação e o ensino colaborativo, que favorecem o desenvolvimento das habilidades comunicativas, a motivação dos alunos e a integração de tecnologias no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que essas metodologias contribuem para a construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, autônomo e eficaz, impactando positivamente o ensino de Língua Inglesa.

Palavras-chave: Metodologias ativas, ensino de Língua Inglesa, práticas pedagógicas.