Ana Lucia de Oliveira Silva
Licenciada em pedagogia – UFMS;
Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais
do ensino fundamental- ESCOLA IDEAL;
Pós-graduada em Educação especial e inclusão -
ESCOLA IDEAL;
e-mail: prof.analucia1981@gmail.com
Emanuelli Paula Couto
Licenciada em Pedagogia – FINAV;
Licenciada em Letras- Língua Portuguesa – Centro Universitário ETEP;
Pós-graduada em Educação infantil e Séries iniciais - FAESI;
Pós-graduada em TEA - Transtorno do Espectro Autista na Educação
especial e inclusiva - FIBMIG;
Pós-graduada em Educação especial e Inclusão - UNINA ;
Pós-graduada em Neuropsicopedagogia – ANAEC;
e-mail: coutoemanuelli2@gmail.com
Luzinete Dos Santos
Licenciada em Pedagogia – UFMS;
Pós-graduada em séries iniciais- FAVENI;
e-mail: luzinete.nete2009@hotmail.com
Nadielly Cardoso
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP;
Licenciada em Artes visuais – FAEP;
Pós-graduada em Psicopedagogia – Unigran;
Pós-graduada em Educação especial- Facuminas;
Pós-graduada em Educação Profissional, Científica e
Tecnológica – IFMS;
e-mail: nadiellyvagal@gmail.com
Patrícia da Silva Santos Alecio
Licenciada em Educação Física -FIFASUL;
Licenciada em Pedagogia – UNIT;
Licenciada em Educação Especial – UniCv;
Pós-graduada em Educação física escolar- Univale;
Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais
no ensino fundamental – Anaec;
Pós-graduada em Educação especial e Educação
inclusiva - Faculdade Acesita;
e-mail: patriciaalecio22@hotmail.com
Tatiane dos Santos Marques
Licenciada em pedagogia – UFMS;
Pós-graduada em Educação especial – FAVENI;
Pós-graduada em Educação infantil - anos iniciais e
psicopedagogia - Faculdade Iguaçu;
Pós-graduada
em Educação infantil e anos iniciais faculdade - Faculdade Iguaçu;
e-mail: thattykt@hotmail.com
A inclusão educacional configura-se como um dos maiores desafios e ao mesmo tempo uma das maiores potencialidades na construção de ambientes de aprendizagem democráticos. Inspirado pelas ideias de Paulo Freire, que defende uma educação libertadora e dialógica, entende-se que o processo educativo deve valorizar as experiências dos alunos e promover a transformação social por meio do diálogo e da participação ativa (Freire, 1996). Essa perspectiva rompe com a visão tradicional de ensino, abrindo espaço para práticas que reconhecem e respeitam as diversidades presentes no contexto escolar.