DOI: 10.5281/zenodo.15213705

 

Ana Lucia de Oliveira Silva

Licenciada em pedagogia – UFMS;

Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental- ESCOLA IDEAL;

Pós-graduada em Educação especial e inclusão - ESCOLA IDEAL;

e-mail: prof.analucia1981@gmail.com

 

Claudiomar Monteiro Dalava

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia – UNIPAR;

Licenciado em Matemática – FABRAS;

Pós-graduado em Educação Ambiental - UNINA

e-mail: dalava414@gmail.com

 

Dayana Carla Couto

Licenciada em Normal Superior - Habilitação em Magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – UEMS;

Pós-graduada em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental-ESAP;

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia- UNINA;

Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica-AEE- FAEC;

e-mail: dayanacarlacouto40@gmail.com

 

Emanuelli Paula Couto

Licenciada em Pedagogia – FINAV;

Licenciada em Letras- Língua Portuguesa – Centro Universitário ETEP;

Pós-graduada em Educação infantil e Séries iniciais - FAESI;

Pós-graduada em TEA - Transtorno do Espectro Autista na Educação especial e inclusiva - FIBMIG;

Pós-graduada em Educação especial e Inclusão - UNINA ;

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia – ANAEC;

e-mail: coutoemanuelli2@gmail.com

 

Luzinete Dos Santos

Licenciada em Pedagogia – UFMS;

Pós-graduada em séries iniciais- FAVENI;

e-mail: luzinete.nete2009@hotmail.com

 

Nadielly Cardoso

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP;

Licenciada em Artes visuais – FAEP;

Pós-graduada em Psicopedagogia – Unigran;

Pós-graduada em Educação especial- Facuminas;

Pós-graduada em Educação Profissional, Científica e Tecnológica – IFMS;

e-mail: nadiellyvagal@gmail.com

 

Patrícia da Silva Santos Alecio

Licenciada em Educação Física -FIFASUL;

Licenciada em Pedagogia – UNIT;

Licenciada em Educação Especial – UniCv;

Pós-graduada em Educação fí­sica escolar- Univale;

Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais no ensino fundamental – Anaec;

Pós-graduada em Educação especial e Educação inclusiva - Faculdade Acesita;

e-mail: patriciaalecio22@hotmail.com

 

Raquel Leme Vieira

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP;

Licenciada em Artes Visuais - Centro Universitário ETEP;

Pós-graduada em neuroaprendizagem - Faculdade São Braz;

Pós-graduada em Educação infantil práticas na sala de aula - Faculdade São Braz;

Pós-graduada em Educação especial inclusiva com ênfase na deficiência intelectual – UNINA;

e-mail: rlemevieira@gmail.com

 

Tatiane dos Santos Marques

Licenciada em pedagogia – UFMS

Pós-graduada em Educação especial – FAVENI;

Pós-graduada em /Educação infantil - anos iniciais e psicopedagogia  - Faculdade Iguaçu;

 Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais faculdade - Faculdade Iguaçu;

e-mail: thattykt@hotmail.com

 

Introdução: A educação tem buscado constantemente formas de transformar o ensino e torná-lo mais efetivo. Dentro desse contexto, a aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, destaca-se como uma abordagem que visa estabelecer conexões entre o novo conteúdo e os conhecimentos prévios dos alunos. Essa estratégia propicia um processo de ensino mais interativo e reflexivo, possibilitando que o aluno atribua sentido às informações aprendidas e as integre em sua realidade. A relevância desta abordagem reside na transformação da simples memorização em um processo dinâmico de construção do saber, promovendo uma aprendizagem mais profunda e duradoura. Objetivo: O principal objetivo deste estudo é analisar a aplicabilidade e os benefícios da aprendizagem significativa no ambiente educacional. Busca-se evidenciar como a utilização de conteúdos previamente relacionados à experiência dos alunos pode influenciar positivamente o processo de assimilação do conhecimento. Além disso, o estudo visa identificar as condições necessárias para que o professor possa organizar e apresentar os conteúdos de forma a estimular a reflexão e a integração de novas informações com o que já é conhecido pelo estudante. Metodologia: A abordagem metodológica adotada para esta análise envolveu uma revisão bibliográfica de obras e artigos científicos que tratam da aprendizagem significativa, concentrando-se em estudos de caso realizados em diferentes níveis de ensino. Foram selecionados textos que demonstram a aplicação prática dos princípios de Ausubel, com ênfase em estratégias pedagógicas que promovem a conexão entre conteúdos novos e experiências prévias dos alunos. A análise crítica destes estudos permitiu identificar padrões de sucesso na implementação da aprendizagem significativa, além de apontar desafios enfrentados pelos educadores na adaptação desta metodologia às demandas curriculares contemporâneas. Resultados: Os resultados evidenciam que a aprendizagem significativa tem um impacto positivo na retenção do conhecimento e na motivação dos alunos. As práticas pedagógicas que incorporam os princípios de Ausubel demonstram que os estudantes são capazes de relacionar novos conceitos a experiências anteriores, facilitando a compreensão e a aplicação prática dos conteúdos. Observou-se que, quando o professor utiliza estratégias de mediação, promovendo um ambiente de diálogo e reflexão, os alunos se tornam participantes ativos do processo educacional. Ademais, a integração de atividades que estimulam a conexão entre teoria e prática contribuiu para a diminuição do abandono escolar e para a melhora do desempenho acadêmico.